casa » BEQUIMÃO » Bequimão realiza I Reunião Setorial do Plano de Saneamento em Jacioca

Bequimão realiza I Reunião Setorial do Plano de Saneamento em Jacioca

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Turismo (SEMATUR) iniciou mais uma etapa da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município. A reunião aconteceu na Escola Municipal do Jacioca, no dia 24 de Junho deste ano, com a participação da comunidade, com apoio da diretoria e professores da Escola.

Esta foi a Primeira Reunião Pública Setorial (Setor Dois) para elaboração do Plano. A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Keila Soares fez a acolhida e a abertura dos trabalhos. Logo após, houve uma apresentação por  Edmilson Pinheiro (Secretário Adjunto de Meio Ambiente), que esclareceu os objetivos da reunião e a importância da participação da comunidade no processo de construção do PMSB. Edmilson expôs os objetivos, referencial legal e metodologia do Plano. Em seguida ele apresentou o Plano de Mobilização Social, destacando a importância da mobilização da população, do empenho de cada um no controle social e da participação dos Conselhos Municipais. Foi apresentado o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo que são fundamentais na construção do Plano, e relatada a parceria firmada entre a FUNASA, Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Bequimão.

Ainda como parte das atividades foi trabalhado o Diagnóstico Rápido-Participativo – DRP (Oficina do Futuro), com base nos eixos temáticos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Participação Social

A elaboração dos planos está sendo realizada com a participação social, que é um instrumento de eficácia da gestão pública e do aperfeiçoamento contínuo das políticas e dos serviços públicos. Essa participação pressupõe a convergência de propósitos, a resolução de conflitos, o aperfeiçoamento da convivência social, a transparência dos processos decisórios e o foco no interesse da coletividade. A participação social no processo de elaboração do Plano deve ocorrer a partir da mobilização da sociedade e incluir divulgação de estudos e propostas e a discussão de problemas, alternativas e soluções relativas ao saneamento básico, além da capacitação dos agentes para a participação em todos os momentos do processo.

Por: SEMATUR/Bequimão

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Secretarias de Saúde e Educação assinam termo de adesão do Programa Saúde na Escola no município de Bequimão-MA

Os secretários municipais de saúde (Sidney Bouéres) e de educação (Aristides França) assinaram o termo ...

ATENÇÃO! Microempreendedor Individual – MEI. Fique ligado no prazo e faça sua declaração!

Microempreendedor Individual – MEI de Bequimão. Fique ligado no prazo e faça sua declaração! O ...

Gestão do prefeito Zé Martins é premiada novamente em São Luís

A gestão do prefeito Zé Martins (MDB) é em sua totalidade a mais eficiente da ...

Prefeito Zé Martins recupera estrada vicinal que liga o povoado Beira do Campo

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está recuperando as estradas vicinais ...

Prefeito Zé Martins assina termo de adesão ao programa JEPP

No final da tarde desta terça-feira (15), o prefeito do município de Bequimão, Zé Martins, ...